terça-feira, 15 de março de 2011

Aula de 14/03

    Na aula de hoje nos foi proposto estudar mais profundamente os ossos do nosso corpo. No primeiro exercício utilizamos uma bolinha de tênis para identificarmos os ossos das regiões dos pés, cabeça, cóccix, escápula, ísquios,  fêmur, patela. Isso foi possível quando pressionamos o nosso corpo contra a bolinha que estava localizada contra o chão. Já no segundo exercício, a sala se uniu em duplas e deitados no chão, tínhamos que sentir o deslocamento da nossa bacia, isso com o auxilio da bolinha que estava na região do cóccix.
 Para ajudar na memorização dos ossos foram feitas algumas atividades em duplas. Na primeira tínhamos que reconhecer no corpo de um colega todos os ossos, dizendo respectivamente sua nomenclatura. Depois tivemos que criar movimentos no corpo de um colega a partir do que os ossos nos permitiam ao tocá-los, e sempre lembrando de pronunciar o nome do osso tocado. Para dificultar mais, tivemos que pronunciar o nome dos ossos ao nosso colega sem tocar nele, assim ele criava a movimentação a partir do osso dito pelo outro colega. Mas para aumentar o nível de dificuldade, na medida que a professora dava o sinal a pessoa que pronunciava os ossos que deviam ser movimentados se afastava mais da pessoa que estava se movimentando, até que nós nos encontrássemos em lados opostos da sala de aula.
Após vários exercícios em duplas foi a hora de se trabalhar individualmente.Tivemos então que criar nossa própria movimentação sem que ninguém  falasse qual seria o osso que se movimentaria.Além disso não podíamos esquecer de pronunciar os nomes daqueles ossos que estavam sendo movidos.Outra proposta que recebemos é que a sala se dividisse ao meio: enquanto uma metade ficava sentada falando os ossos que deveriam ser movimentados,a outra metade realizava os movimentos e ao mesmo tempo cantava a música apresentada pela professora Renata no grupo Baiadô.
Depois dos exercícios, nos juntamos em uma roda e fomos conversar sobre o que tínhamos achado da aula. Após alguns minutos conversando nós nos deslocamos da Oficina Cultural para a UFU Campus Santa Mônica. No campus nós fizemos um estudo teórico dos ossos, com a ajuda de um esqueleto. Assim pudemos tirar nossas dúvidas e solucionar algumas curiosidades, que não foram possíveis de ser solucionadas apenas no toque na ossatura de um colega de classe.
Por  Ana Carolina Vinhal - Aluna 1ª Turma do cruso de Dança - Ufu 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário