segunda-feira, 14 de março de 2011

2° Aula de Dança Contemporânea I

Em nossa 2ª aula de Dança Contemporânea I fizemos um estudo dos nossos ossos dividido em 3 partes:

  • 1ª parte: apenas fechamos os olhos e buscamos sentir os nossos ossos. Eu fechei os meus olhos, visualizei o esqueleto modelo já conhecido de estudos anteriores de fisioterapia e busquei sentir os ossos já conhecidos e verifiquei a posição na qual eles se encontravam. Percebi diferenças de rotação nos membros inferiores e superiores, a posição das escápulas também se divergiam. Após esse momento de auto-observação desenhamos o que havíamos sentido.


  • 2ª parte: em duplas, uma pessoa apalpou os ossos da outra. Nesse momento fiz dupla com a Mariana e ela que ficou com a responsabilidade de apalpar o meu esqueleto. A sensação, nesse caso, foi diferente pois, à partir do toque da Mariana foi muito mais fácil perceber detalhes anatômicos que apresento e que nem me lembrava que existiam, como foi o caso do osso temporal que tem saliências bem exageradas. Também percebi que haviam ossos que eu simplesmente havia esquecido que existiam no primeiro momento, como foi o caso do esterno.

  • 3ª Parte: inverteram as obrigações da dupla. Dessa vez fui eu quem apalpei o esqueleto da Mariana e o desenhei. Prestando atenção máxima no formato dos seus ossos, o que mais me chamou atenção foi a saliência do temporal que era menor que a minha, os ângulos inferiores das escápulas quase paralelos, a retificação torácica e cervical e a dificuldade que tive em apalpar os ossos do quadril devido à presença da massa muscular densa dessa região. Outro aspecto interessante são as costelas posicionadas de forma mais deitada, proporcionando uma caixa torácica quase que de diâmetro idêntico o que me deu a sensação de que haviam mais costelas que o normal. E a posição para a apalpar os pés me trouxe dificuldade em perceber quantas falanges tinham os dedos dos pés, o que me causou estranheza.

Érika Gonzaga - Aluna do 1ª período da 1ª turma de Dança - UFU

Nenhum comentário:

Postar um comentário