terça-feira, 19 de abril de 2011

Aula do dia 18 de abril de 20011.
Por Carolina Delfini Vaz
Começamos a aula deitados no chão e nos espreguiçando de diversas maneiras, pensando em rolar os nossos ossos no chão. Passamos então a alternar o nível de baixo para médio ou alto, pensando agora em rolar os nossos ossos no ar. Após um comando da professora Ana, deveríamos, sem pausar nenhum movimento, escolher uma pessoa para formarmos duplas, depois trios, e depois quádruplos, tentando variar as pessoas dos grupos, para trabalharmos com corpos diferentes. A partir desses grupos seguimos com a proposta de acompanhar o movimento do outro, ou dos outros, mas sem um comandante fixo, em cada momento uma pessoa sugestiona um movimento. Trabalhamos, ainda nos grupos, a idéia de expansão e recolhimento dos corpos naquele determinado espaço.
Passamos então a andar normalmente pela sala e no instante em que a Ana batesse palmas devíamos parar, pular e voltar a andar. O comando passou a ser a pausa de qualquer um do grupo, então quando qualquer pessoa parava, todas paravam, todas pulavam e voltavam a andar. A idéia evolui para que seja dito um número, que irá determinar a quantidade de pulos que iremos dar.
Logo após começamos a trabalhar com frases de movimentos no chão, nas quais usamos os conceitos de alavancas, contração do nosso centro corporal, alinhamento em relação cabeça e cóccix, rolamentos, enrolamento da coluna, nosso corpo em relação à gravidade, em relação ao chão, e ao espaço.
Começamos outras frases de movimentos, dessa vez de pé. A proposta era andar em linha reta, enrolando a coluna, apontando o topo da cabeça para o solo, e desenrolar a coluna vértebra por vértebra. Quando novamente na vertical, dar um passo largo para a direita, depois para trás, para a esquerda e depois para frente, e então repetia-se tudo, o movimento dos pé constrói o formato de um círculo, e depois foi adicionada uma rotação de cabeça e tronco nas mesmas direções dos pés. Fizemos ainda alguns abdominais, com o intuito de fortalecer nosso centro. Depois nos separamos em determinados grupos para mostrar aos colegas o resultado da pesquisa em relação ao tema de cada grupo. Após breve discussão apresentamos nosso trabalho para todos, e logo em seguida conversamos sobre essas coreografias, todos deram suas opiniões, fizeram seus elogios, suas críticas construtivas, e suas possíveis idéias de mudança ou de permanência. Concluímos a aula com importantes reflexões de como estamos nos saindo nas aulas dessa disciplina.

Paz a todos, Feliz Páscoa!
Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário