sexta-feira, 29 de abril de 2011

Aula 25/04/2011

Nesse dia começamos a aula discutindo o texto "Entre Rochas, répteis e Correntes de Ar: O Corpo" que é o Capítulo II do livro "O Corpo em Movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas" da autora Ciane Fernandes e que a professora Ana Carolina havia pedido que lêssemos. Á partir dessa discução fizemos correlações do que o texto trazia e que estudávamos em nossas aulas como os conceitos de centro, espiral, expansão-recolimento, homólogo, homolateral e contralateral. Também aproveitou-se para se entrar em algusn detalhes a mais sobre os ossos do esqueleto e suas estrutras.
Com esses conceitos agora mais claros pelo texto lido e discutido partimos para a prática. O primeiro trabalho foi um rolamento que partia da estrela, trabalhava o recolhimento homolateral e o giro trocando de lado de uma extremidade a outra da sala. Como havia muita dificuldade de fazermos o movimento partindo de centro para começar e finalizar o giro fizemos um exercício de estimulação de centro a dois. Ainda com o mesmo propósito foi-nos proposto que fizéssemos a "corrida da centopéia" que foi muito penosa, mas muito divertida, e foi muito possível de sentir o centro.
O outro exercício que  fizemos em seguida foi o de rolar partindo o movimento pelos membros inferiores para trabalhar o princípio da espiral e do contralateral.
Logo após repetimos as 2 frases de movimento dos homolarterais trabalhadas na aula anterior: passo arrastado frente com mesmo braço, repete indo atrás, repete indo a frente e virando pelo braço e pendula braço e perna homolaterias. Arrasta e junta 2 vezes com a mesma perna, flexiona joelho levantando a perna e o braço do mesmo lado ao mesmo tempo e deixa cair, anda para trás em círculo como se alguém puxasse pelo "rabo".
Após o trabalho corporal fomos assistir ao vídeo "A Dança do Século: do Romântico ao Neoclássico" no qual pudemos conehcer vários grandes nomes da dança clássica e neoclássica do período como Marius Petipa, Fokine, Ana Pavlova, etc. E foi muito interessante assistir a esse documentário pois ele é rápido, intigando mais a vontade de pesquisar o assunto, e naõ entregando o conteúdo pronto, além de associar os acontecimentos históricos mundiais com a história da dança do mesmo período.

Érika Gonzaga Simões
Estudante da 1ª turma de Dança da UFU

Nenhum comentário:

Postar um comentário