quarta-feira, 6 de abril de 2011

Aula de 04/04/2011

Olá, a aula de hoje foi dada pela professora Kalassa.
A aula foi muito gostosa e divertida. Claro que o padrão de aula mudou, afinal, como disse a própria Kalassa: "Não tem como ser totalmente imparcial” e sua formação é na área de teatro.
Pois bem... Começamos empolgados ao som de musicas muito animadas e diversificadas, o pessoal até comentou: "A nossa primeira aula com música!", ao que outra colega corrigiu dizendo que já havíamos tido aula da Renata com musica.
Enfim, começamos a aula, como de costume, com um aquecimento que também fugiu dos padrões do tradicional alongamento trabalhando movimentos das articulações e inclusive da face.
Após os corpos estarem aquecido nos foi dado um tempo para relembrarmos o trabalho que a Ana vinha seguindo conosco e então fizemos uma demonstração das frases de movimento que já havíamos feito nas aulas anteriores desde os pequenos movimentos de "sim" com os pés até a frase final, com mudança de direção.
Em seguida a Kalassa nos disse que teríamos um protagonista em nossa aula e que ele seria os nossos "pés". Então ficamos em roda e começamos a massagear os nossos pés com bolinhas de borracha, o que foi bem gostoso, pois da outra vez a Ana trouxe bolinhas de tênis que escorregavam muito no chão liso. Dessa vez a bolinha ficava e era muito mais fácil sentir a massagem. Logo depois nos sentamos e massageamos os nossos próprios pés descobrindo onde estavam as tensões. Nesse momento notei que tenho mais nódulos de tensão na borda interna do pé direito e me lembrei das varias torções que já sofri e da vez em que rompi meus ligamentos do pé direito.
Em outro momento fizemos a exploração dos pés dos colegas e foi muito interessante observar as diferenças entre eles que revelavam formas de pisar, acidentes, traumas sofridos e cuidados que cada um tinha com seus pés.
Mas também era possível observar algumas semelhanças nos formatos. Durante esse processo muitas historias foram contadas e muitos comentários foram tecidos. Quando tocaram os meus pés o relaxamento foi instantâneo...
Após toda essa exploração dos pés, a professora Kalassa trabalhou o "enraizamento" dos pés que consistia em tocar o solo com a ponta do pé e ir apoiando-o ao solo com resistência, como se fosse uma árvore criando raízes. A partir disso fizemos movimentos pensando em árvores que quanto mais profundas fossem as raízes maiores seriam suas copas. Foi-nos pedido, nesse momento, que apreendêssemos os movimentos mais interessantes que criássemos com os diferentes estímulos musicais dados para uso em atividade posterior.
Após o intervalo fomos apresentados a certa região da sala que foi delimitada em 6 diferentes ambientes: neutro, lama, chiclete, brasa, lua e lodo. E a idéia era deixar cada ambiente agir no corpo todo quando estávamos nele. Foi muito divertido esse momento da aula, pois víamos todos buscando novas possibilidades e novos desafios e as sensações de cada ambiente tornavam-se mais clara a cada momento.
Para finalizar a aula fizemos um pot-pourri do que foi visto na sala e nos apresentamos para a turma. Todos deveriam ser capazes de interpretar em quais ambientes cada um passou em sua apresentação e como era a sua árvore.


Érika Gonzaga Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário