sábado, 11 de junho de 2011

Aula do dia 08/06

Olá pessoas,
venho contar-lhes hoje como foi nossa aula de quarta-feira que foi muito especial. Tivemos uma convidada para ministrar a aula desse dia, que foi Marcia Almeida da Universidade de Brasilia. Bom, ela começou com uma parte teórica, nos contando e exemplificando com o que e como trabalha, com base nas suas pesquisas. Mostrou-nos videos de suas alunas realizando algumas performances em locais não convencionais para se dançar, em cima de uma questão que essas alunas levantaram, a qual era: porque sempre manter um padrão de dançar num palco italiano? Então conversamos um pouco depois de ver os videos, porque são muito interessantes essas pesquisas em como levar a arte de dançar para outros lugares sem ser o teatro e o palco italiano.
Num segundo momento da aula fizemos a prática. Marcia nos trouxe um trabalho de sensibilização dos pés. Primeiro massageando e ativando a circulação, e percebendo como apoiamos nossos pés. Depois andamos um pouco também fazendo essa análise de como andamos, se apoiamos nas bordas internas ou externas, se potencializamos calcanhar ou meia ponta. Experimentamos bater os pés no chão, arrastá-los, pressioná-lo, percebendo como esse  instrumento que pensamos ser só apoio e sustentação para andar, tem possibilidades de movimento e expressão. Depois, para finalizar a parte prática, deveríamos estimular nossos pés no chão e deixá-lo reverberar pelo corpo. Então, a partir do movimento dos pés, movimentar o resto do corpo, como um comando mesmo. O pé manda e o resto reage.
E depois conversamos como a experiência foi para cada um, trouxemos questões e lembranças pra roda e compartilhamos sensações e aspectos da prática.
Foi muito legal a  aula porque trouxe um diferencial pra gente, uma outra cabeça trazendo novas experiências, novos conhecimentos pra que a gente tenha possibilidade de movimentar-se.
Obrigada à Marcia pela presença e à professora Ana Carolina que possibilitou sua vinda!
Abraços
Até a próxima postagem.
Bruna Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário